• Citomed Medicina Diagnóstica

A diferença entre os testes diagósticos para Covid-19 (Coronavirus)




PCR (SWAB)


RT-PCR é um teste de biologia molecular que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 em amostras obtidas a partir de coleta realizada com cotonete (swab) em contato com a mucosa de nariz e garganta. Normalmente, o vírus da COVID-19 é detectado entre o segundo e o décimo dia de sintomas, por isso, esse é o período recomendado para diagnóstico. Esse teste não indica a presença de anticorpos para a COVID-19, porém, é o padrão ouro para o diagnóstico, pois indica a presença do vírus no organismo. Resultados em até 5 dias úteis.



SOROLOGIA IgG E IgM


Teste imunológico com metodologia combinada de ENZIMAIMUNOENSAIO E QUIMIOLUMINESCÊNCIA capaz de detectar a presença de anticorpos IgG e IgM em amostra de sangue por punção venosa do paciente. É indicado para pacientes com sintomas a partir do décimo-quarto dia, tempo que acredita-se que leva para que os anticorpos possam ser detectados de maneira confiável. Resultados em até 3 dias úteis. Esse teste também é utilizado para avaliar a soroconversão em pacientes cuja RT-PCR resultou positiva.


É importante saber que, independentemente dos sintomas, um resultado negativo ou positivo não exclui nem confirma a presença da doença. Em caso de dúvidas, procure sempre seu médico



4 visualizações

Para receber nossas dicas mais recentes sobre saúde, assine abaixo

© 2020 Citomed Paraná  • Todos os direitos reservados.