top of page
  • Foto do escritorCitomed Medicina Diagnóstica

A importância da interpretação laboratorial por um médico.

Diariamente, milhares de pessoas se consultam com médicos de várias especialidades e acabam todas de alguma maneira saindo com um pedido de exame laboratorial.



Dessas milhares de pessoas, somente algumas acabam retornando para apresentar os devidos resultados aos médicos solicitantes ou a outro profissional de saúde, o que acaba prejudicando a avaliação e o acompanhamento das patologias, pois muitas dessas pessoas acabam se baseando nos valores de referência apresentados pelos laboratórios.


Se os mesmos valores estão dentro dos valores padrão, muitos acabam achando que está tudo bem. Contudo, nós, profissionais de saúde, sabemos que não funciona assim, pois cada indivíduo tem suas particularidades e também sabemos que cada laboratório segue um padrão de valores de referência. Por mais que os valores estejam dentro do padrão, dependendo do indivíduo, esses valores não se aplicam. Somente um médico poder avaliar se o resultado está correto.


Por isso, por mais tentador que seja achar que você está saudável devido ao resultado dos exames, eles devem sempre ser avaliados por um profissional de saúde.


Somente alguém habilitado pode dizer se os resultados estão corretos ou não para determinado indivíduo.


Dr. Leonardo Tanaka, graduação pela Universidade José do Rosário Valeno - Unifenas,

2002. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Angelina Caron, 2003 a

2005. Atualmente Médico do SUS da prefeitura Municipal de Quatro Barras e Colombo.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page